fbpx

Vírus de computador: dicas de como manter seu PC mais seguro

post_virus

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Os vírus de computador estão presentes desde que o PC (Personal Computer) ou Computador Pessoal se popularizou nos anos 90, e tornou-se fundamental para as empresas no desenvolvimento de diversos trabalhos, e em centenas de áreas e profissões.

Um PC pode ser utilizado para executar diferentes tarefas, sendo muitas vezes, a única ferramenta de trabalho de muitos profissionais, por meio dos milhares softwares que existem e podem ser instalado em seu sistema.

Contudo, como qualquer máquina, o PC está sujeito a desgastes e obsolescência, e se tratando de um equipamento eletrônico/digital, infecção por vírus de computador, malwares e invasões.

Portanto, neste artigo queremos dar algumas dicas simples de como deixar esta importante ferramenta de trabalho mais segura contra vírus de computador e malware, e até contra invasões externas.

Softwares contra vírus de computador e malwares

 

Uma dica simples, mas que muitos ainda deixam “passar batido”, principalmente em computadores pessoais, uma vez que nas empresas este trabalho faz parte do checklist da equipe de TI, é a instalação de softwares contra vírus e malwares maliciosos.

Mesmo assim, por vezes alguns PC’s ficam sem a instalação dos softwares de proteção, também chamados de antivírus, e são prejudicados no seu desempenho entre outras consequências produzidas por eles.

Portanto, por mais simples que pareça, este é o primeiro passo para deixar seu PC mais seguro e livre destes pequenos invasores, mas que causam grandes problemas.

Mantenha sempre o software atualizado

 

Seguindo a lógica do raciocínio citado acima, uma vez instalado o antivírus, é importante que o proprietário do PC ou a equipe de TI da empresa, mantenha-o sempre atualizado.

Se ter um antivírus instalado no PC é o primeiro passo, o segundo é manter este software sempre atualizado, pois os vírus vão se “modificando” e acabam por conseguirem romper após um tempo, as estratégias de segurança do software.

Mantendo-o atualizado, a empresa desenvolvedora do software consegue encontrar as brechas e corrigi-las, repassando estas correções através das atualizações.

Neste processo ainda podemos englobar a configuração do antivírus para realizar as verificações ou varreduras regularmente no PC. Este processo pode ser configurado conforme a necessidade ou utilização de cada máquina.

Manter o sistema operacional atualizado

 

Os desenvolvedores dos sistemas operacionais dos PC’s, sejam eles Windows, Linux ou Mac OS X, estão constantemente lançando atualizações de seus sistemas, ora para corrigir falhas, ora para deixar mais eficiente.

De qualquer forma, estas atualizações também sempre deixam o sistema mais robusto, aumentando o nível de segurança geral do PC, inclusive contra os vírus.

Segurança da Rede

 

Como trabalhamos com nossos computadores ligados à rede, seja ela cabo ou Wifi, surge outra preocupação, a da segurança da rede que nos conectam tanto a internet, quanto a rede interna de uma empresa – intranet.

Precisamos nos certificar que ambas as redes possuam uma senha de acesso forte o bastante, para ajudar na segurança contra todos os tipos de intrusos.

Nunca transmita uma conexão Wifi aberta e sempre use a criptografia WPA ou WPA2, já que a WPE não é mais considerada uma tecnologia forte o suficiente.

Não abra sites e e-mails duvidosos

 

Estes costumam ser a principal armadilha para infectar muitos PC’s por aí. Temos visto uma enxurrada de sites, e-mails e links que estão recheados de vírus e malwares para invadirem nossos computadores e sistemas.

A dica neste caso é pensar se você conhece o emitente antes de abrir o e-mail, ou mesmo o site. Faça uma pequena pesquisa sobre ele e em poucos minutos você consegue ter certeza se ele é confiável ou não.

Evite softwares desconhecidos e com anúncios milagrosos, pois eles vêm disfarçados de soluções para nos convencer que precisamos deles em nossos computadores, quando na verdade são grandes vilões.

Faça backup de seus arquivos constantemente

 

É importante entendermos que a segurança de um PC, depende de um conjunto de fatores que trabalham unidos para a sua segurança geral.

Mas, caso todas estas medidas de segurança falhem, você pode se prevenir realizando backups regularmente dos arquivos salvos no seu PC.

Parece ser trabalhoso, mas hoje em dia existem programas que fazem isso automaticamente, sem necessidade de realizar este trabalho manualmente.

Além do mais, esta medida é uma prática comum realizada pelas equipes de TI como medida de segurança, para não perder os dados e arquivos essenciais para o funcionamento da empresa.

Equipe de comunicação Inforrede

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO