Você sabe o que é TI verde?

Você-sabe-o-que-é-TI-verde

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

É cada vez mais comum que empresas se preocupem com o impacto de seus negócios sobre o planeta e um dos recursos disponíveis para tornar essa relação mais saudável é a TI verde ou green TI. Mas, afinal, o que é essa tendência e como ela pode ser vantajosa para minha organização?
Entenda o conceito, conheça exemplos práticos e veja por que tornar a sua TI sustentável é bom para economizar recursos e otimizar o seu desempenho.
O que é TI verde?
De hardware à software, nada pode ser produzido sem o consumo de muita energia elétrica. Os data centers que permitem que a internet funcione de forma adequada para milhões de usuários gastam tanta energia quanto um país e, de acordo com um comparativo realizado frente a dados da CIA (Central Intelligence Agency), a Google consome o mesmo que a Turquia. Ainda que isso signifique 0,01% dos 19,710kWh consumidos globalmente em 2012, são números vultosos, se considerarmos que se trata de apenas uma empresa.
Ademais, a exploração de minerais escassos necessária para a produção de tecnologia gera outros efeitos em cadeia. Fabricar um computador exige, pelo menos, 1800 kg em materiais, dos quais 240kg dizem respeito apenas aos combustíveis fósseis necessários para transportar matéria-prima de um lugar a outro.
Desenvolver um relacionamento equilibrado entre a inovação e o cuidado com o planeta é um diferencial e tanto para seus negócios. E é com esse objetivo que surge a TI verde. Esse conjunto de táticas em construção visa reduzir os danos provocados pelo consumo excessivo sem mexer nas vantagens que a tecnologia trouxe para as nossas vidas.
Para isso, produzir e adaptar estratégias de desenvolvimento sustentável se tornou prioridade nas corporações.
Vantagens da TI verde
A principal vantagem que a TI verde traz para o seu negócio está na economia de energia, que ajuda a reduzir custos e liberar investimentos para outras áreas estratégicas, contribuindo para o seu sucesso. A atualização de seu parque tecnológico é outra delas, já que para a TI verde funcionar pode ser necessário migrar suas soluções para a nuvem.
Empresas auditadas e reconhecidamente verdes podem vir a receber incentivos fiscais, mas já conquistam consumidores conscientes, preocupados com o impacto daquilo que adquirem.
Como TI verde torna o meu negócio mais sustentável?
Algumas práticas positivas podem começar a ser implementadas agora mesmo em sua empresa. Regular as emissões de carbono, desenvolver projetos inovadores com foco em sustentabilidade, adequar-se aos mais modernos protocolos e regulamentações verdes, além de adotar um gerenciamento inteligente de energia são o bastante para entrar em sintonia com as expectativas do mercado.
Entre essas técnicas estão o uso de computação mais eficiente, capaz de processar melhor a informação com um consumo inferior de recursos e o redesenho das infraestruturas de dados locais. Economizar no porte do seu data center, atualiza sua tecnologia e diminui a demanda por alimentação e pode ser feito com facilidade por meio da virtualização.
Outras maneiras de deixar sua TI mais verde estão no descarte inteligente e na reciclagem de materiais, como cartuchos e papel.
Destaque para o gerenciamento de energia
Fundamental para a indústria há algum tempo, a gestão de energia é um dos grandes benefícios da TI verde. Com o objetivo de mudar a forma como seu departamento usa os recursos atuais, ela tende a se beneficiar da automação para realizar uma economia eficiente.
Embora a TI verde ainda esteja engatinhando no Brasil, empresas, como Unilever são pioneiras na sua implementação. Com um programa de consolidação do parque tecnológico, a companhia conseguiu reduzir em 60% o número de equipamentos envolvidos na impressão. Já o Banco Real, que investiu na substituição de computadores, viu a iniciativa poupar 62% no consumo de energia elétrica. A economia estimada pelo banco num período de quatro anos somava impressionantes US$335,7 mil.
O uso mais inteligente de recursos pode resultar em impacto positivo nas contas e na pegada verde da sua empresa. Sabendo o que é TI verde e como alguns investimentos simples podem fazer grande diferença, conseguimos pensar na gestão do futuro.
Quer conhecer outras tendências em TI para alavancar os seus negócios? Assine a newsletter da Inforrede e receba conteúdo exclusivo por e-mail!
 

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO